sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Projeto números

Neste último bimestre do ano, estou trabalhando com minha turminha de Jardim I com dois livros que pode-se explorar bastante este tema:



A intenção é fazer com que as crianças assimilem mais facilmente os números de 0 a 10 e os relacionem às quantidades, já que alguns dos meus alunos estão apresentando um pouco de dificuldade.
Com o livro os dez amigos, a trabalho está sendo feito da seguinte maneira:

Primeiro li a história para as crianças, em seguida pedi para que elas recontassem a mesma. Comecei a trabalhar o nemo de cada dedo e pedir que circulassem as vogais dos mesmos, já que também estão aprendendo esse conteúdo. As crianças desenharam o contorno das suas mãozinhas com a ajuda de alguns amiguinhos e contamos a quantidade de dedos, colocando o número correspondente em cima de casa um.
Também confeccionamos um jogo da memória de números e suas quantidades como mostram as fotos:










Não fizemos até o 10 ainda porque estamos confeccionando o jogo aos poucos ele só aprenderam até o momento do 0 ao 7.
Em seguida confeccionaremos dedoches para que possamos fazer uma releitura da história, sempre enfatizando a contagem, os números e suas quantidades.


Também tem outro modelo de dedoches que encontrei no blog da professora Gegê e que é muito interessante, por isso vou postá-lo aqui:










Nós também utilizamos um joguinho confeccionado pela tia Dani do Jardim I da manhã que são latas com os números colados do lado de fora onde as crianças devem colocar a quantidade de bonequinhos correspondente. Eles adoram esse joguinho!





Fizemos cartazes com números e quantidades aprendidos feitos de dobraduras:





Já com o livro dos porquinhos, também faremos uma releitua da história e com porquinhos de brinquedo, realizaremos atividades de contagem e de quantidades.


Por fim, confeccionaremos cofrinhos de porquinhos.





Dependendo da idade das crianças vocês podem explorar muito mais temas e ampliar as alternativas de utilização de conceitos.


Bom trabalho!


Uma ótima dica de leitura para professores é o livro:




segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Dia do professor




"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina". Cora Coralina




Não podia deixar passar em branco essa data tão especial!
Parabéns à todas pessoas que fazem parte desse mundo tão importante e especial!!!!

Mensagem de Obrigado aos Professores

Obrigado por fazerem do aprendizado não um trabalho, mas um contentamento. Por fazerem com que nos sentíssemos pessoas de valor; por nos ajudarem a descobrir o que fazer de melhor e, assim, fazê-lo cada vez melhor. Obrigado por afastarem o medo das coisas que pudéssemos não compreender; levando-nos, por fim, a compreendê-las...Por resolverem o que achávamos complicados... Por serem pessoas dignas de nossa total confiança e a quem podemos recorrer quando a vida se mostrar difícil...Obrigado por nos convencerem de que éramos melhores do que suspeitávamos.Feliz dia dos Professores!

AO MESTRE , COM CARINHO!


Mestre é aquele que caminha com o tempo,propondo paz, fazendo comunhão,despertando sabedoria.Mestre é aquele que estende a mão,inicia o diálogo e encaminhapara a aventura da vida.Não é o que ensina fórmulas, regras,raciocínios, mas o que questiona e desperta para a realidade.Não é aquele que dá de seu saber,mas aquele que faz germinar o saber do discípulo.Mestre é você, meu professor amigo que me comprende, me estimula,me comunica e me enriquece com sua presença, seu saber e sua ternura.Eu serei sempre um discípulo na escola da vida.Obrigado, professor!(N.Maccari)




Trabalho com sucata

Na semana da criança tivemos um dia em que todas foram com roupas velhas para fazerem atividades com tinta e com sucatas. Pedi para que trouxessem um rolinho de papel higiênico e contei que nós construiríamos o Senhor Higiênico. Apesar do dia ser o dia do sujinho, a higiene é muito importante. meus alunos ficaram fascinados com os bonecos e brincaram de montão! Vejam como eles ficaram:


Tive essa idéia através do blog sapinho colorido em que a Sâmea fez a família rolinho. É muito interessante, aproveitem e dêem uma olhada!



Entrem nesse blog e vejam mais!
Beijinhosss

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Dia dos Animais

Esse é um tema muito rico no qual vocês podem trabalhar as diferentes classes de animais, suas características, os cuidados que devemos ter para com eles. É muito importante despertar nas crianças esse respeito tanto pelos bichinhos como pelos próprios amiguinhos.

Realizei um projeto sobre os animais. Vejam algumas fotos:

Na floresta:


Os leões foram feitos em caixas de papelão para que as crianças pudessem entrar e brincar. Nas caixas colocamos duas tiras de fitas para serem colocadas nos ombros das crianças. Já as aranhas (que estão no chão), nós fizemos com garrafa pet e EVA.Já as girafas e os cavalos foram feitos com caixa de sapatos(o corpo e a cabeça da girafa), o pescoço e as pernas fizemos com rolinhos de papel higiênico. A cabeça dos cavalos e os detalhes da girafa foram confeccionados com papelão. As cobras foram feitas com meias tingidas.



No mar:

As estrelas-do-mar foram feitas de cartolina, os peixes com garrfas pet e color set,e os polvos foram feitos pela mãe de uma aluna com as crianças. Elas usou uma bexiga e a cobriu com TNT.


Fizemos também o ar com borboletes feitas de carolinas e pássaros feitos de rolinhos de papel higiênico.



Declaração Universal dos Direitos dos Animais



1 - Todos os animais têm o mesmo direito à vida.
2 - Todos os animais têm direito ao respeito e à proteção do homem.3 - Nenhum animal deve ser maltratado.4 - Todos os animais selvagens têm o direito de viver livres no seu habitat.5 - O animal que o homem escolher para companheiro não deve ser nunca ser abandonado. 6 - Nenhum animal deve ser usado em experiências que lhe causem dor.7 - Todo ato que põe em risco a vida de um animal é um crime contra a vida.8 - A poluição e a destruição do meio ambiente são considerados crimescontra os animais.9 - Os diretos dos animais devem ser defendidos por lei.10 - O homem deve ser educado desde a infância para observar, respeitar e compreender os animais.
Preâmbulo:
Considerando que todo o animal possui direitos;
Considerando que o desconhecimento e o desprezo desses direitos têm levado e continuam a levar o homem a cometer crimes contra os animais e contra a natureza;
Considerando que o reconhecimento pela espécie humana do direito à existência das outras espécies animais constitui o fundamento da coexistência das outras espécies no mundo;
Considerando que os genocídios são perpetrados pelo homem e há o perigo de continuar a perpetrar outros;
Considerando que o respeito dos homens pelos animais está ligado ao respeito dos homens pelo seu semelhante;
Considerando que a educação deve ensinar desde a infância a observar, a compreender, a respeitar e a amar os animais,
Proclama-se o seguinte
Artigo 1º
Todos os animais nascem iguais perante a vida e têm os mesmos direitos à existência.
Artigo 2º
1.Todo o animal tem o direito a ser respeitado.
2.O homem, como espécie animal, não pode exterminar os outros animais ou explorá-los violando esse direito; tem o dever de pôr os seus conhecimentos ao serviço dos animais
3.Todo o animal tem o direito à atenção, aos cuidados e à proteção do homem.
Artigo 3º
1.Nenhum animal será submetido nem a maus tratos nem a atos cruéis. 2.Se for necessário matar um animal, ele deve de ser morto instantaneamente, sem dor e de modo a não provocar-lhe angústia.
Artigo 4º
1.Todo o animal pertencente a uma espécie selvagem tem o direito de viver livre no seu próprio ambiente natural, terrestre, aéreo ou aquático e tem o direito de se reproduzir.
2.toda a privação de liberdade, mesmo que tenha fins educativos, é contrária a este direito.
Artigo 5º
1.Todo o animal pertencente a uma espécie que viva tradicionalmente no meio ambiente do homem tem o direito de viver e de crescer ao ritmo e nas condições de vida e de liberdade que são próprias da sua espécie.
2.Toda a modificação deste ritmo ou destas condições que forem impostas pelo homem com fins mercantis é contrária a este direito.
Artigo 6º
1.Todo o animal que o homem escolheu para seu companheiro tem direito a uma duração de vida conforme a sua longevidade natural.
2.O abandono de um animal é um ato cruel e degradante.
Artigo 7º
Todo o animal de trabalho tem direito a uma limitação razoável de duração e de intensidade de trabalho, a uma alimentação reparadora e ao repouso.
Artigo 8º
1.A experimentação animal que implique sofrimento físico ou psicológico é incompatível com os direitos do animal, quer se trate de uma experiência médica, científica, comercial ou qualquer que seja a forma de experimentação.
2.As técnicas de substituição devem de ser utilizadas e desenvolvidas.
Artigo 9º
Quando o animal é criado para alimentação, ele deve de ser alimentado, alojado, transportado e morto sem que disso resulte para ele nem ansiedade nem dor.
Artigo 10º
1.Nenhum animal deve de ser explorado para divertimento do homem.
2.As exibições de animais e os espetáculos que utilizem animais são incompatíveis com a dignidade do animal.
Artigo 11º
Todo o ato que implique a morte de um animal sem necessidade é um biocídio, isto é um crime contra a vida.
Artigo 12º
1.Todo o ato que implique a morte de grande um número de animais selvagens é um genocídio, isto é, um crime contra a espécie.
2.A poluição e a destruição do ambiente natural conduzem ao genocídio.
Artigo 13º
1.O animal morto deve de ser tratado com respeito.
2.As cenas de violência de que os animais são vítimas devem de ser interditas no cinema e na televisão, salvo se elas tiverem por fim demonstrar um atentado aos direitos do animal.
Artigo 14º
1.Os organismos de proteção e de salvaguarda dos animais devem estar representados a nível governamental.
2.Os direitos do animal devem ser defendidos pela lei como os direitos do homem.