sábado, 14 de março de 2009

Trabalhando as diferenças

Uma dica de leitura!

Procurando livros encontrei esse que é muito interessante! Além de ser bem colorido, abre um leque de possibilidades. Se vocês tiverem crianças de inclusão, assim como eu tenho, vale à pena trabalhar com esse livro nas rodas de conversa e até mesmo desenvolver um trabalho muito especial em cima dele. Mesmo para quem não tem casos de inclusão, ele serve para trabalhar os preconceitos e fala de muitos sentimentos. É uma graça!

Bjinhos e bom domingo!

O alfabeto



Estou realizando um trabalho muito gostoso com minha turma de primeiro ano e gostaria de compartilhá-lo com vocês!


Muitas crianças da minha sala já estão alfabetizadas mas algumas nem sequer já viram um alfabeto. Para que as aulas nãos e tornassem monótonas e repetitivas, resolvi trazer para eles atividades mais práticas e desafiadoras. Assim, através do lúdico, as crianças já alfabetizadas reviram os conceitos que já tinham aprendido mas de uma maneira divertida, e as que não tinham aprendido começaram a desenvolver seu interesse sobre o assunto.





Tudo começou com uma atividade na quadra na escola. Pedi que todas as crianças tirassem os tênis e as meias e ficassem descalços. Em seguida ordenei que colocassem os tênis e, por último as ,meias e andassem pela quadra.


Após essa caminha, perguntei se tínhamos feito o que era o certo e, claro, as crianças responderam que não, que colocamos o tênis de maneira errada. Expliquei que para fazermos várias coisas, existe uma sequência e que para escrever também deveríamos seguir uma, assim como o alfabeto possui sua sequencia.





Em seguida, entreguei cartelas com as letras do alfabeto para que as crianças pudessem colocá-las em ordem.


Já realizamos diversas atividades como bingo de letras e formar palavras com o alfabeto móvel. As crianças trarão rótulos de diversos produtos para que possemos montar seus nomes e tentar lê-los durante as aulas.





Bjinhosssss

sábado, 7 de março de 2009

Projeto alimentação saudável

Estas semanas trabalhei com meus alunos o tema alimentação saudável. Nosso trabalho englobou todo tipo de alimentação mas focamos e trabalhamos mais com as frutas. O trabalho começou com o livro Amanda no país das vitaminas. É uma história inspirada na Alice no país das maravilhas mas com o tema da alimentação. As crianças adoram a história e vale à pena utilizá-la. Em seguida procuramos figras de frutas, legumes e verduras e montamos um cartaz. Com as crianças do primeiro ano, pudemos pesquisar os benefícios de cada fruta e eles ficaram espantados por exemplo, que a laranja tem vitamina C e ajuda a prevenir gripe.!!!



Em seguida as crianças desenharam a fruta que mais gostam e fizemos um mural com todas as turmas.
A turminha do primeiro ano preparou uma salada de frutas e a do Jardim I experimentou abacate com açúcar. Conversando com eles, percebi que a maioria não conhecia o abacate e nunca tinham experimentado. Foi um sucesso!!! Agora, plantamos a semente do abacate e estamos acompanhando seu crescimento.
Pra finalizar o projeto, fizemosum baile de máscaras onde cada sala fez uma fruta e foi uma festa só! Os pais participaram e degustaram uma mesa deliciosa, cheia de frutas!
Foi muito proveitoso!
Espero que vocês gostem dessa idéia!
Beijinhoss