sábado, 14 de março de 2009
O alfabeto
Estou realizando um trabalho muito gostoso com minha turma de primeiro ano e gostaria de compartilhá-lo com vocês!
Muitas crianças da minha sala já estão alfabetizadas mas algumas nem sequer já viram um alfabeto. Para que as aulas nãos e tornassem monótonas e repetitivas, resolvi trazer para eles atividades mais práticas e desafiadoras. Assim, através do lúdico, as crianças já alfabetizadas reviram os conceitos que já tinham aprendido mas de uma maneira divertida, e as que não tinham aprendido começaram a desenvolver seu interesse sobre o assunto.
Tudo começou com uma atividade na quadra na escola. Pedi que todas as crianças tirassem os tênis e as meias e ficassem descalços. Em seguida ordenei que colocassem os tênis e, por último as ,meias e andassem pela quadra.
Após essa caminha, perguntei se tínhamos feito o que era o certo e, claro, as crianças responderam que não, que colocamos o tênis de maneira errada. Expliquei que para fazermos várias coisas, existe uma sequência e que para escrever também deveríamos seguir uma, assim como o alfabeto possui sua sequencia.
Em seguida, entreguei cartelas com as letras do alfabeto para que as crianças pudessem colocá-las em ordem.
Já realizamos diversas atividades como bingo de letras e formar palavras com o alfabeto móvel. As crianças trarão rótulos de diversos produtos para que possemos montar seus nomes e tentar lê-los durante as aulas.
Bjinhosssss
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário