segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Planejando a rotina na Ed. Infantil

Todo começo de ano é hora de confeccionar várias coisas para que possamos deixar em ordem nossa sala. E vocês, já começaram a confeccionar seus cartazes e decorações?

Uma atividade ótima para se fazer com as crianças é a rotina da classe, ela diminui a ansiedade dos pequenos e faz com que eles aprendam a trabalhar com o tempo que tem.

Para planejarmos um dia de aula proveitoso, devemos analisar quais as atividades exigem mais ou menos concentração das crianças. Por isso, é sempre bom deixar as atividades que exigem maior concentração para o começo do período, deixando as atividades práticas ou lúdicas para o final.
Segundo a matéria publicada pelo Guia Prático para professoras de Ed Infantil, do mês de janeiro de 2008,para um período de quatro horas e meia a cinco horas, Marcelle Bonetti propõe de 8 a 10 atividades, reservando um tempo para brincadeiras dirigidas e um intervalo para descanso. Além disso, ela recomenda intercalar atividades diferentes, não fazendo 2 semelhantes uma após a outra.
" Atuar com crianças na fase de 2 a 5 anos é uma caixa de surpresas. Haverá dias em que 8 atividades serão suficientes e em outros que somente uma ocupará o dia todo".
Por isso, lembrem-se, a rotina deve ser apenas mais um artifício a ser usado mas não deve ser seguida à risca. É interessante trabalhar com os alunos essa maleabilidade, explicando que nem sempre o que planejamos ocorre como gostaríamos. Vocês podem até conversar e ver o que foi que aconteceu que a rotina não deu certo. Experimentem!
Leiam mais sobre rotina numa postagem publicada por mim ano passado.
Bom trabalho!
Beijinhosss

2 comentários:

EDIMAR SUELY disse...

Olá,

Passando para conhecer esta maravilha de espaço e desejar uma linda quinta feira e muita paz.

Seu blog tem excelente conteúdo. Voltarei mais vezes.

Smack!

Edimar Suely
jesusminharocha.blig.ig.com.br

Lizzy disse...

Olá querida!!!
Estou passando para te parabenizar pelo blog e dizer que deixei um presentinho no meu blog para ti...
Passa lá... Beijinhos...
Lizzy