sábado, 14 de março de 2009

O alfabeto



Estou realizando um trabalho muito gostoso com minha turma de primeiro ano e gostaria de compartilhá-lo com vocês!


Muitas crianças da minha sala já estão alfabetizadas mas algumas nem sequer já viram um alfabeto. Para que as aulas nãos e tornassem monótonas e repetitivas, resolvi trazer para eles atividades mais práticas e desafiadoras. Assim, através do lúdico, as crianças já alfabetizadas reviram os conceitos que já tinham aprendido mas de uma maneira divertida, e as que não tinham aprendido começaram a desenvolver seu interesse sobre o assunto.





Tudo começou com uma atividade na quadra na escola. Pedi que todas as crianças tirassem os tênis e as meias e ficassem descalços. Em seguida ordenei que colocassem os tênis e, por último as ,meias e andassem pela quadra.


Após essa caminha, perguntei se tínhamos feito o que era o certo e, claro, as crianças responderam que não, que colocamos o tênis de maneira errada. Expliquei que para fazermos várias coisas, existe uma sequência e que para escrever também deveríamos seguir uma, assim como o alfabeto possui sua sequencia.





Em seguida, entreguei cartelas com as letras do alfabeto para que as crianças pudessem colocá-las em ordem.


Já realizamos diversas atividades como bingo de letras e formar palavras com o alfabeto móvel. As crianças trarão rótulos de diversos produtos para que possemos montar seus nomes e tentar lê-los durante as aulas.





Bjinhosssss

Nenhum comentário: