sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Projeto números

Neste último bimestre do ano, estou trabalhando com minha turminha de Jardim I com dois livros que pode-se explorar bastante este tema:



A intenção é fazer com que as crianças assimilem mais facilmente os números de 0 a 10 e os relacionem às quantidades, já que alguns dos meus alunos estão apresentando um pouco de dificuldade.
Com o livro os dez amigos, a trabalho está sendo feito da seguinte maneira:

Primeiro li a história para as crianças, em seguida pedi para que elas recontassem a mesma. Comecei a trabalhar o nemo de cada dedo e pedir que circulassem as vogais dos mesmos, já que também estão aprendendo esse conteúdo. As crianças desenharam o contorno das suas mãozinhas com a ajuda de alguns amiguinhos e contamos a quantidade de dedos, colocando o número correspondente em cima de casa um.
Também confeccionamos um jogo da memória de números e suas quantidades como mostram as fotos:










Não fizemos até o 10 ainda porque estamos confeccionando o jogo aos poucos ele só aprenderam até o momento do 0 ao 7.
Em seguida confeccionaremos dedoches para que possamos fazer uma releitura da história, sempre enfatizando a contagem, os números e suas quantidades.


Também tem outro modelo de dedoches que encontrei no blog da professora Gegê e que é muito interessante, por isso vou postá-lo aqui:










Nós também utilizamos um joguinho confeccionado pela tia Dani do Jardim I da manhã que são latas com os números colados do lado de fora onde as crianças devem colocar a quantidade de bonequinhos correspondente. Eles adoram esse joguinho!





Fizemos cartazes com números e quantidades aprendidos feitos de dobraduras:





Já com o livro dos porquinhos, também faremos uma releitua da história e com porquinhos de brinquedo, realizaremos atividades de contagem e de quantidades.


Por fim, confeccionaremos cofrinhos de porquinhos.





Dependendo da idade das crianças vocês podem explorar muito mais temas e ampliar as alternativas de utilização de conceitos.


Bom trabalho!


Uma ótima dica de leitura para professores é o livro:




Nenhum comentário: