quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Rotina

Segundo a Coordenadora Pedagógica Mariangela Ancelmo, na Educação Infantil, a rotina está além da organização curricular, ou seja, das competências que são trabalhadas nas diferentes áreas do conhecimento deste segmento. Para as crianças pequenas, a rotina atua como organizadora das experiências do cotidiano. Ela define quais e como serão as propostas realizadas pelas crianças no período em que estiverem na escola; portanto, o dia-a-dia passa a ser algo previsível, o que tem importante efeito sobre a sua segurança e autonomia.


Essa experiência é muito interessante e, em todas as turmas que já trabalhei e que utilizei a rotina, as crianças se tornaram mais calmas, menos ansiosas, pois tem nessa rotina uma segurança do que irá acontecer após a atividade que estão realizando.


Para confeccionar minha rotina, procurei imagens no computador e fiz plaquinhas com todas as atividades desenvolvidas pelas crianças. Assim que elas entram na sala, chamo uma por vez para colocar uma atividade a ser realizada na rotina. Vocês podem confeccionar um quadro de pegras para colocar essas plaquinhas. Experimentem, é um recurso muito bom para se fazer com as crianças.


A rotina não precisa ser rígida, vocês podem modificá-la se sentirem necessidade durante o período da aula, somente expliquem para seus alunos porque vocês fizeram a mudança ok?

Beijinhosss

Nenhum comentário: