quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Semana do trânsito




A Semana Nacional do Trânsito, de 18 a 25 de setembro, convida para um debate do qual não temos mais como fugir: como podemos viver bem em relação ao trânsito, especialmente nas grandes cidades. Milhares de horas parados em engarrafamentos, poluição ambiental e sonora, 30 mil brasileiros mortos em acidentes a cada ano e milhares de feridos parece não ser uma fórmula de viver bem.
É desde cedo que podemos criar cidadãos conscientes e preocipados tanto com o ambiente quanto com os outros. Não devemos trabalhar somente os sinais de trânsito, mas também a importância do cinto de segurança, o uso do cecular e de bebidas alcoólicas e suas consequências.








Uma atividade para trabalhar o tema é fazer um levantamento sobre as placas que as crianças conhecem e confeccioná-las. Se vocês tiverem aquele livrinho do Detram com as placas que existem,levem para que as crianças possam manuseá-lo; é muito interessante e desperta o interesse para que observem as placas quando andam nas rua
Se na sua escola tiver motocas ou carrinhos, leve os alunos para vivenciarem essa experiência. Deixem que alguns sejam as placas, outros os sinais, os carros e os pedestres.


Muitas crianças se envolvem tanto com o tema que até corrigem seus pais caso façam algo errado no trânsito.







Curiosidades do Trânsito




• O primeiro veículo criado pelo homem foi justamente o que provocou o primeiro acidente de que se tem notícia. Foi em 1769, em Paris, quando o automóvel experimental a vapor do francês Nicolas Cugnot colidiu com uma árvore, a uma velocidade de 4 km/hora.


• O cinto de segurança foi utilizado pela primeira vez por pilotos que disputavam a corrida Paris-Marselha, na França, em 1896. Mas foi o francês Gustave Desiré Liebau que patenteou, em 1903, o cinto como conhecemos hoje.


• Um carro tcheco foi o primeiro a ser fabricado com pára-choques, em 1897. No entanto, após rodar 15 quilômetros, o acessório caiu e não foi recolocado. Por isso, as honras ficaram com o inglês F.R. Simms, que utilizou um pára-choque de borracha em seu carro, em 1905.


• Além da possibilidade de acidentes, uma avenida com trânsito intenso causa transtornos ao corpo humano. O nível de ruído ultrapassa os 100 decibéis, o que pode provocar lesões auditivas. É o mesmo barulho provocado por uma escola de samba, por exemplo.



• O primeiro Código Nacional de Trânsito foi promulgado em 28 de janeiro de 1941. Para os veículos de passeio, os limites eram: 40 km/hora, na zona urbana; 60 km/hora, nas grandes avenidas; e 80 km/hora, nas estradas de rodagem.





PASSEIO


A Companhia de Engenharia de Tráfego - CET- oferece o programa Educação de Trânsito com atividades feitas especialmente para Educação Infantil e Ensino Fundamental. O passeio usa uma linguagem apropriada a cada público e visa mostrar de maneira divertida conceitos de cidadania e segurança no trânsito.
Escolas, empresas e grupos organizados com até 200 crianças podem participar. Inscrições pelo telefone. O programa é grátis e as inscrições devem ser feitas pelo e-mail ged@cetsp.com.br ou por fax, enviando a solicitação para o número 3871-8850.




Meios de transporte

Aproveitando o gancho da semana do trânsito, podemos trabalhar os meios de transporte, construindo com as crinaças com sucata um meio terrestre, uma aéreo e um marítimo. É muito importante fazer uma pesquisa e montar cartazes com diferentes meios de transportes para que seja montado um cartaz. Nesse tema podemos conscientizar as crianças sobre a poulição e a qualidade de vida nas cidades grandes. É um tema muito rico. Solte a sua imaginação!!



Esse ônibus foi confeccionado com uma caixa de pasta de dentes, encapado com papel espelho e as janelas, portas, rodas e faróis feitos com papel também.
Beijinhossss

Nenhum comentário: